Sobre a Argentina

 

A história da Argentina tem início com a chegada dos primeiros seres humanos à região, numa data estimada em 11 mil anos antes de Cristo.

 

A região noroeste do seu actual território formava parte do Império Inca. Em Fevereiro de 1516 o navegante espanhol Juan Díaz de Solis pilotou a sua embarcação ao estuário do Rio da Prata e reclamou a região em nome de Espanha.

A colonização espanhola deu-se ao longo dos séculos XVI e XVII. O nome Argentina vem de argentum, prata em latim, visto ao metal precioso encontrado nas mãos de alguns indígenas, sem saber que eles o haviam tomado dos marinheiros da expedição portuguesa dirigida por Aleixo Garcia

 

 

A Argentina faz fronteira com:

Chile

Paraguai

Uruguai

Brasil

Bolívia

 

Capital:

Buenos Aires

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Argentina

 

 

Hino Nacional da Argentina

 

Em espanhol

Oid ¡mortales!

Oid ¡mortales! e grito sagrado:
¡Libertad, Libertad, Libertad!
Oid el ruido de rotas cadenas:

Ved en trono a la noble Igualdad.
¡Ya su trono dignísimo abrieron
Las provincias unidas del Sud!

Y los libres del mundo responden:

¡Al Gran Pueblo Argentino Salud!
¡Al Gran Pueblo Argentino Salud!
¡Al Gran Pueblo Argentino Salud!

Sean Eternos Los Laureles
Que Supimos Conseguir
Que Supimos Conseguir

Coronados de Gloria Vivamos
O Juremos con Gloria Morir
O Juremos con Gloria Morir
O Juremos con Gloria Morir

Em português

Ouçam mortais !

Ouçam! mortais! o grito sagrado:
Liberdade! Liberdade! Liberdade!
Ouçam o ruído das sequências quebradas:

vekam o trono da nobre Igualdade.
Já seu trono digníssimo abriram:
As províncias unidas do sul !

E os livres do mundo respondem:

Ao grande povo argentino: saúde !
Ao grande povo argentino: saúde !
Ao grande povo argentino: saúde !

Sejam eternos ou lauréis
Que soubemos conseguir.
Que soubemos conseguir.

Coroados de glória vivamos
Ou juremos com glória morrer !
Ou juremos com glória morrer !
Ou juremos com glória morrer !

 

Música na Argentina

 

Internacionalmente, a "música da Argentina" mais conhecida é o tango, que se desenvolveu em Buenos Aires e arredores, bem como em Montevideu, Uruguai.

Convivem no país dois géneros musicais típicos, como representantes de duas regiões diferentes: o tango, mais representativo de Buenos Aires que do resto do país, é o símbolo musical dos argentinos no exterior. Hoje em dia é uma música de culto que tem fiéis seguidores, embora não seja escutada habitualmente pelo grande público. O folclore é mais representativo do interior do país e tem como principais expoentes. O quarteto e a cumbia, têm origem na província de Córdoba e rapidamente começaram a ocupar um espaço dentro da música nacional.

Fora do âmbito dos géneros tradicionais, encontramos o rock e o pop portenhos

 

 

Literatura Argentina

 

Considerada uma das mais prolíficas da América Latina, a literatura argentina apresenta obras em inúmeros géneros e, entre os seus representantes, estão Ernesto Sabato, Leopoldo Lugones, Julio Cortázar e Jorge Luis Borges. De acordo com Daniel Reinoso, no livro “Literaturas Americanas” (editora ediPUCRS): “Diferente do acontecido em outros países da América, na Argentina não houve literatura anterior à colonização: ela nasceu junto com a pátria”.

Entre as primeiras obras encontradas por historiadores, o conto “O matadouro”, de autoria de Esteban Echeverría, é considerado o fundador da literatura da Argentina. Este relato tem data no século XIX e é uma descrição da forma brutal como o gado era torturado e assassinado em Buenos Aires. De acordo com alguns críticos, o conto, em estilo realista, não condiz com as obras produzidas naquela época. Echeverría era considerado um autor de cunho político e, além deste conto, escreveu “Elvira o la novia del Plata (1832)”, “Don Juan (1833)”, “Carlos”, “Mangora”, “La Pola o el amor y el patriotismo”.

 

 

https://www.infoescola.com/literatura/literatura-argentina/