Gastronomia

 

Buenos Aires (capital)

Assados, com os melhores cortes de carne bovina do país. Estas parrilladas são comidas acompanhadas de achuras (vísceras) e geralmente servidas com um bom vinho argentino

https://legacy.argentina.travel/pt/gourmet/gastronomia-em-buenos-aires/3008

 

Córdoba

Elaboração de alimentos e bebidas regionais, como queijos e chacinados, doces e conservas, cervejas e vinho. Outro costume da zona, são as picadas (tabela de frios) para a hora do almoço, meia tarde ou o jantar. Principalmente apresentados com queijo cremoso e azul, salame, azeitonas em salmoura, quadrinhos de pizza, milanesa, batatas fritas, amendoim

https://legacy.argentina.travel/pt/gourmet/gastronomia-em-cordoba/3003

 

Cuyo

A gastronomia típica regional é variada e saborosa, caracterizada pelos usos, costumes e tradições e seus excelentes produtos regionais como frutas, hortaliças e legumes. Uvas, olivas, maças, pêssegos, peras, ameixas, cerejas, melancia, melões e alcayotas, complementadas por nozes, amendoeiras e castanhas dão lugar a delicias em forma de doces regionais, conservas, geleias e frutas secas.

https://legacy.argentina.travel/pt/gourmet/gastronomia-em-cuyo/3004

 

Patagónia

A Patagônia tem além das suas belezas naturais e impactante imensidade, uma indiscutível qualidade de produtos naturais, base para preparar comida gourmet de sabor único: cervo, javali, truta, salmão, cogumelos do bosque, amoras, framboesas, chocolates, entre outros manjares.

O cordeiro patagônico, uma delicia única no mundo, ou a truta, sempre preparada com o objetivo de ressaltar a sua carne rosada e suave, destacam-se nesta zona.

https://legacy.argentina.travel/pt/gourmet/gastronomia-na-patagonia/3007

 

No Litoral

Aqui poderá desfrutar de uma variedade de carnes de peixes preparadas de forma muito diversas e saborosas. Entre os peixes mais comuns se encontram o dourado, o surubim, o pacu, o sáveis, o pati e o bagre. Estas carnes geralmente são preparadas à grelha, ao forno ou empanadas e são acompanhadas com uma maridagem de vinho argentino e temperos diversos que amenizam seus gostos intensos.

https://legacy.argentina.travel/pt/gourmet/gastronomia-no-litoral/3006

 

 

No Norte

Aqui poderá experimentar e se cativar com o sabor do pimentão e seu vivaz cor vermelho, terá o privilégio de degustar o milho amarelo e todas as comidas que derivam dos seus grãos, abóboras laranjas que darão forma a deliciosos purês e massas, e o verde da manjericão para condimentar diferentes pratos.

Na zona do norte, as carnes mais apreciadas são aquela da lhama, o escabeche de vizcacha, perdiz ou lebre, o assado de cordeiro, chivito e picante do frango. Estas comidas são acompanhadas por bebidas regionais

 

https://legacy.argentina.travel/pt/gourmet/gastronomia-no-norte/3005

 

 

 

Pratos típicos

 

Empanada – Salgada ou doce, cada região tem a sua forma propria de preparo (receita)

Clique na imagem para ver umas das formas de se preparar empanadas

Churrasco

 

Alfajor – Um dos maiores vícios dos argentinos. Trata-se de um doce tradicional da Argentina, composto de duas ou três camadas de massa macia com recheio de doce de leite, coberto com chocolate derretido ou polvilhado com açúcar de confeiteiro.

 

Locro – O locro é um guisado muito comum na região dos Andes. Consiste em um prato com milho, feijão e abóbora.

 

Sorvete – O famoso “helado” é um dos alimentos mais consumidos na Argentina

 

Picada – Tradicional principalmente em bares e cafés, consiste em porções de queijo, presunto, salame, berinjela, etc, que são servidas junto com alguma bebida, geralmente alcoólica. É como se fosse uma versão argentina das “tapas” espanholas